AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TV
15 de fevereiro de 2019
NO AVANÇO DAS CONEXÕES DE BANDA LARGA, CEARÁ É O DESTAQUE
28 de fevereiro de 2019

PROVEDORES REGIONAIS TERÃO 25% DO MERCADO DE BANDA LARGA FIXA

Segundo o estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela IDC Brasil, especializada em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, os provedores regionais vão ganhar espaço em 2019, passando a representar um quarto das conexões de banda larga fixa no país. “O movimento é fruto de investimentos em fibra óptica e da expansão em áreas pouco exploradas pelas grandes operadoras”, explica André Loureiro, Gerente de Pesquisa e Consultoria de TIC da IDC Brasil.

O aumento será de 5 pontos percentuais na participação de mercado dos provedores regionais em 2019, ultrapassando a marca de 25% de participação nos acessos de banda larga fixa. “É um mercado que terá mais variedade de produtos para o segmento B2B, mais projetos, como de IoT – Internet das Coisas, mais valor agregado e receita”, avalia.

Outro ponto importante para o setor é a profissionalização de movimentos de fusões e aquisições, com fundos de investimento olhando para empresas deste ramo. Como a implantação de rede demanda investimentos elevados, muitos provedores estão buscando parcerias, consolidação e recursos no mercado financeiro.

Divulgado no início de fevereiro, o estudo da IDC mostrou que os investimentos em TIC devem crescer 4,9% em 2019 no Brasil, índice que reflete o otimismo do mercado para o ano, em especial nos segmentos de segurança da informação, inteligência artificial, gestão de dados (big data & analytics) e IoT – Internet das Coisas. Os temas serão discutidos no Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza.