NO AVANÇO DAS CONEXÕES DE BANDA LARGA, CEARÁ É O DESTAQUE
28 de fevereiro de 2019
PROVEDORES DE INTERNET DISCUTEM A CONSTRUÇÃO DE UM PTT PRIVADO EM FORTALEZA
27 de março de 2019

PROVEDORES REGIONAIS LIDERAM RANKING DE SATISFAÇÃO

A Anatel divulgou no dia 11 de março os resultados da Pesquisa 2018 de Satisfação e Qualidade Percebida pelos consumidores de serviços de telecomunicações no Brasil, incluindo telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura. Em Internet fixa, o grande destaque ficou por conta dos provedores regionais, que conquistaram notas melhores do que as grandes operadoras.

No ranking geral, os quatro primeiros lugares ficaram com a Copel Telecom (8,35), do Paraná; Brisanet (7,89), do Ceará; Unifique, de Santa Catarina (7,64); e Cabo Telecom, do Rio Grande do Norte (7,45). Na sequência estão a TIM (7,24), Multiplay (7,17), Algar (6,89), Sercomtel (6,83), NET (6,62), Vivo (6,47), Hughes (6,19) e Oi (5,85).

O maior índice de satisfação do consumidor com prestadoras de pequeno porte é uma tendência observada desde a pesquisa de 2005. A mesma tendência é verificada nos serviços de TV a cabo. A Nossa TV, do Rio de Janeiro, e Cabo Telecom, do Rio Grande do Norte, estão na liderança da pesquisa, à frente da NET e Oi.

A pesquisa da Anatel entrevistou cerca de 100 mil consumidores de serviços de telecom entre julho e novembro de 2018, avaliando critérios como satisfação geral; oferta e contratação (facilidade de entender os serviços contratados, cumprir o que promete na propaganda); disponibilidade, capacidade e velocidade da conexão; clareza nas informações na conta e cobrança de acordo com contratado; canais de atendimento; atendimento telefônico; capacidade de resolução de problemas e cancelamento; além de reparos e instalação.

O atendimento mais próximo do cliente é o grande destaque dos provedores, que têm investido cada vez mais em tecnologia e qualificação de recursos humanos, resultando em melhoria contínua dos processos. Estas questões serão tratadas no Congresso RTI de Provedores de Internet, que será realizado no Centro de Eventos em Fortaleza, nos dias 10 e 11 de abril. Um dos painéis, inclusive, discutirá com os principais consultores do mercado a importância do fator humano como diferencial competitivo. O evento também contará com presença de empresas que se destacaram no ranking da Anatel, como Brisanet e Multiplay.