Programação

Dia 10 de Abril – Sessão Conjunta

Grade atualizada no dia 27/03

Abertura

Políticas de banda larga do novo governo

Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes, Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Descrição
O que muda nas políticas regulatórias do setor de Telecomunicações com a posse do novo governo Bolsonaro? A palestra apresentará a agenda para o ano de 2019, as prioridades e as perspectivas para o mercado de banda larga e de provedores de Internet.

Coffee-break e Trade Show

Painel - Ceará rumo à nuvem e digitalização total

Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa, Presidente da ETICE
José Henrique Bermejo, Diretor Nacional de Vendas da Mandic
Daniel Darlen, Solution Architect da Oracle

Descrição
Além de ser um hub de telecomunicações, com a chegada dos cabos submarinos e implantação de um importante cinturão digital, o estado do Ceará inova com a migração dos serviços de informática e infraestrutura de TI para a nuvem (IaaS), em parceria com a Etice. O modelo de cloud computing traz economia ao Estado, pois reduz as despesas com pessoal, energia, manutenção de equipamentos, papel e outros itens, e atrai investimentos em tecnologia e data centers na região.

Painel - Fortaleza, hub de telecomunicações - Os novos cabos submarinos e data centers que aportam na região

António Nunes, CEO da Angola Cables
Joselito Bergamaschine, Diretor Regional EUA/Brasil da GlobeNet
Wladimir Soares, Diretor da Hostweb
Rafael Sgrott Martins, Country Manager da Telxius Cable/Telefônica

Descrição
Com a chegada dos cabos submarinos em Fortaleza, novos data centers estão sendo construídos e ampliados na região. A conexão direta com os cabos oferece diversas oportunidades de negócios, especialmente para os clientes internacionais e provedores de CDNs, que podem se conectar com menor latência com outros países. O painel apresentará esses investimentos e as obras.

Coquetel / Sorteio

Dia 11 de Abril

Grade atualizada no dia 28/03

Banda larga em áreas suburbanas e rurais com LTE – A nova oportunidade de negócio para as Operadoras

Ricardo Pence, Diretor América Latina da Telrad Networks

Descrição
A palestra mostrará como levar conectividade onde a fibra não chega ou não é viável, como em áreas rurais e isoladas. Como estão as implantações dos provedores com a tecnologia 4G LTE TDD e a agenda de novos leilões de frequência pela Anatel em 2019 estão entre os assuntos a serem debatidos.

Perspectivas do Compartilhamento de Postes em 2019. Próximos passos para melhorar o relacionamento entre provedores e distribuidoras

Kátia Costa da Silva Pedroso, Sócia Diretora da TELCOnsultoria

Descrição
A apresentação fará uma atualização da Resolução Conjunta n 4 Anatel/Aneel, que está em revisão, os principais erros que levam o projeto a ser reprovado e como melhorar o diálogo entre provedor e concessionária de energia.

Coffee-break e Trade Show

Painel – O fator humano como diferencial competitivo

Mediador: Elcio Siqueira Cavalcanti, Gerente Comercial da revista RTI

André Luis Martins Ribeiro, CEO da AR1 Services Nicola Sanchez, CEO da Matrix do Brasil
Rogério Bento Couto, Diretor Executivo da RL2M Consultoria
Thiago Buenano, CEO da TMB Empreendimentos Digitais

Descrição
Painel com os mais conceituados consultores do país vai debater a questão dos recursos humanos nos provedores, geralmente empresas familiares que começam pequenas e crescem muito rápido. Como manter lideranças, buscar novos talentos e aceitar a diversidade (racial, política, religiosa, sexual)? E quais os caminhos para motivar e premiar equipes, melhorar o atendimento dos vendedores e promover a gestão de conflitos (internos e externos)? As respostas serão dadas no debate.

Intervalo

Como vender planos de hipervelocidade

Matheus Marmentini, Chief Innovation Officer da FiberSchool

Descrição
Muitos provedores estão empenhados em implantar rede de fibra, mas agora surge um novo desafio: como aumentar as vendas dos planos de velocidade, aumentar a receita e reduzir o tempo de retorno do investimento. A palestra vai dar dicas essenciais para o sucesso do negócio.

Painel – Integração de soluções digitais para OTT, IPTV e televisão

Mediador: Claudio M. Lessa de Castro Friedrich, Vice-Presidente da Abott´s – Associação Brasileira de OTT

Newton Kenji Suzuki, Diretor de Marketing e Relação com Afiliadas da Newco e Rio Bonito (Canais Band)
Antonio Carlos Gallo da Silva, Sócio Diretor da Olé TV
David Nagib, Gerente de Distribuição de Conteúdo da Viacom
Fernando Nunes, Diretor Técnico da Videomar Rede Nordeste (Multiplay Telecom)

Descrição
Serviços de televisão e vídeo podem aumentar receita junto ao assinante. Qual a melhor opção: OTT ou IPTV? Como realizar a digitalização de conteúdo de vídeo (cabo, satélite, UHF, IPTV e OTT) e quais as plataformas de vídeo sob demanda para provedores entre então os assuntos a serem debatidos.

Coffee-break e Trade Show

Painel Especial – Inspire-se com os CEOs dos maiores provedores do Nordeste

Mediador: Erich Rodrigues, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABRINT

José Roberto Nogueira, Presidente da Brisanet Telecomunicações
Salim Bayde Neto, CEO da Mob Telecom
Leonardo Lins, CEO da Tely
Rui Augusto Gomes, CEO da Um Telecom
Adriano Camara Marques, CEO da Wirelink

Descrição
Todos têm uma história comum: começaram pequenos no Nordeste e hoje estão entre as maiores operadoras do país. Qual o próximo passo a partir de agora? Avançar em outras regiões, oferecer novos serviços, internacionalizar? Há um limite para o crescimento do provedor? Que desafios ainda precisam ser superados e que lições podem servir de inspiração para as empresas menores?

Chopp Amigo
Tendências e desafios de uso de serviços em MultiCloud

Marcondes Josino Alexandre, Técnico de Tecnologia da Informação da UFC – Universidade Federal do Ceará

Descrição
A palestra apresentará a importância da transformação digital para as empresas no tocante ao desenvolvimento de uma estratégia para MultiCloud, bem como comprender os desafios e tendências que permeiam a sua elaboração.

Critérios para seleção de UPS

Marcos Anselmo De Sousa Mendes, Coordenador de TI do Grupo Edson Queiroz

Descrição
A palestra apresentará os tipos de UPS usados nos data centers e os critérios para o melhor sistema em cada aplicação, como calcular as baterias e prever a redundância de alimentação das cargas para garantir operação ininterrupta das instalações.

Coffee-break e Trade Show

O que é blockchain e seus impactos nos data centers

André Luiz Moura dos Santos, Professor da UECE - Universidade Estadual do Ceará

Descrição
O blockchain pode ser usado em diversas aplicações nas empresas, com níveis impressionantes de confiança, redução de custos e valor agregado às operações corporativas. Mas quais seus impactos nos data centers e como preparar para as novas demandas? E quais as medidas de segurança a serem tomadas?

Tecnologias aplicadas na operação do data center do futuro

Leonardo Corrêa , Gerente do Segmento Data Centers da ABB


Intervalo

Infraestrutura para Big Data: Experiências para obter melhor custo/benefício

Marcial Porto Fernández, Professor da UECE - Universidade Estadual do Ceará

Descrição
Nos dias de hoje temos consciência do potencial da análise de grandes quantidades de dados, também conhecido como Big Data, para todos os setores da economia moderna. São inegáveis sua contribuição para reduzir custos de produção, melhoria da logística de distribuição e para recomendar produtos aos clientes. A disponibilidade de grande quantidade de dados providas pelos sistemas ERP e CRM modernos, assim como dados coletados por dispositivos de Internet das Coisas (IoT) facilitaram a coleta de informações. O aumento da capacidade computacional e a redução de custos de TI puderam reduzir o custo de processamento. No entanto, a maioria das empresas e dos provedores de serviços brasileiros ainda tem muita dúvidas sobre a melhor infraestrutura computacional e comunicação necessária para processar e analisar grandes quantidades de dados e fornecer uma resposta precisa em curto espaço de tempo. Os diferentes algoritmos e processos de análise de dados se aproveitam melhor dos diferentes componentes e arquiteturas de hardware e software. A partir dos requisitos de cada problema de análise podemos otimizar o investimento em infraestrutura para obter os melhores resultados. Esta palestra vai relatar as experiência realizadas no laboratório LASID da UECE sobre configuração de servidores e operacionalização da tarefa de processamento de mineração de dados massiva na plataforma Apache Spark com dados de várias áreas do conhecimento. Como resultado final, demonstramos que nem sempre a arquitetura mais cara oferece o melhor desempenho para Big Data.

Eficiência energética em data centers e o uso de energia fotovoltaica

Sinara Augusta Borges Campos, Engenheira de Controle e Automação da Almeida França Engenharia

Descrição
O mercado de Data Center já consome mais de 2% da energia elétrica Global. Hoje, a maioria dos data centers em operação tem um consumo de energia muito ineficiente, o que pode ser melhorado com ações simples e com retrofit de equipamentos ultrapassados e ineficientes; além do uso racional de técnicas e sistemas de refrigeração mais eficazes. Também vamos mostrar o método de free cooling com uso de sistemas de energia fotovoltaica em uma das obras da Almeida França Engenharia, um case inovador.

Coffee-break e Trade Show

A Lei Geral de Proteção de Dados e a nova cultura do mercado de TI: como se alinhar a essa realidade

Rafael Lombardi, Engenheiro de Pré-vendas da F5 Networks

Descrição
O palestra mostrará qual será o efeito da LGPD sobre empresas (estrutura da lei, multas e outras punições para quem não estiver alinhado com a lei). Que caminhos adotar – novos processos internos e contratação de serviços de consultoria e de soluções de tecnologia – para garantir a integridade dos dados sobre funcionários e clientes/usuários finais. Trata-se de uma mudança profunda na cultura da empresa que é provocada pela nova lei mas vai além da lei, consolidando a visão de que os dados sobre o cliente são do cliente, não da empresa que os gerou.

Evolução do cabeamento óptico em data centers

Gilberto Gonzaga, Engenheiro de Vendas da Corning Brasil

Descrição
Os data centers seguem ditando a necessidade de aumento das velocidades de transmissão de dados no mercado corporativo: 1, 10, 40, 100, 200 e 400 Gpbs. Qual a infraestrutura de cabeamento óptica para o futuro? Será uma apresentação sobre a evolução da tecnologia dos equipamentos e dos protocolos de transmissão de dados até os dias atuais e a expectativa da contínua evolução.

Chopp Amigo