PROVEDORES E FIBRA ÓPTICA LIDERAM MERCADO DE BANDA LARGA
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AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TV

Uma pesquisa sobre serviços de assinatura de televisão realizada pela Amdocs, provedora de software e serviços para empresas de mídia e comunicação, em parceria com a Vanson Bourne, empresa de pesquisas de mercado do setor de tecnologia, mostrou que grande parte dos consumidores brasileiros (61%) já é assinante de mais de um provedor de conteúdo, o que comprova a necessidade de uma abordagem inovadora e focada em transmissões mais personalizadas de conteúdo e também de serviços agregados.

Em média 70% dos entrevistados afirmou ainda que eles estariam dispostos a assinar apenas um serviço que empacotasse todos os seus conteúdos preferidos em um bundle dedicado. Inclusive, 69% deles afirmam que estariam prontos para cancelar todos os seus pacotes e assinaturas caso um pacote único já estivesse disponível no mercado. A pesquisa entrevistou 2500 consumidores de TV, filmes e vídeos, entre outubro e novembro de 2018. Desses, 500 entrevistados eram brasileiros, 1000 norte-americanos e 1000 do Reino Unido.

A oferta de conteúdos de vídeo, seja por serviços OTT ou IPTV, é um assunto que tende a despertar cada vez mais atenção e, para o provedor, uma forma de aumentar receita e fidelizar clientes. O conteúdo em vídeo contribuirá com mais de 89% de todo o tráfego de dados. Com isso, a demanda por banda larga via fibra óptica também deverá crescer para viabilizar a comunicação entre mais de 40 bilhões de dispositivos no mundo, movimentando cifras de até US$ 23 trilhões.

Na China, em cinco anos, a penetração do FTTH – fiber to the home cresceu de 5% para 86%, o que levou também o IPTV a crescer de 7% para 47%. E nesse universo, 74% já visualizam o conteúdo em televisores 4K.

O assunto será um dos temas de debate no Congresso RTI Provedores de Internet, no Centro de Convenções de Fortaleza, CE. O painel “Integração de soluções digitais para OTT, IPTV e televisão” será realizado no dia 11 de abril às 14h30.