WorkShop/Minicursos

Data: 8 de agosto de 2018

Horário: 9​h00​ às 12​h00

1) Como e por que implantar
IPv6 na sua rede

A Internet, atualmente, é fundamental para nossa sociedade. De um ponto de vista técnico, ela é uma rede de computadores que comunicam-se por meio do protocolo IP, ou IPv4. Os recursos desse protocolo praticamente já se esgotaram e é necessária uma grande mudança: a utilização do IPv6.

O novo padrão é a garantia da continuidade e evolução da rede e deve ser implantado com urgência. Nessa palestra será possível entender a importância da questão e qual a situação atual da migração.

INSCREVA-SE

Eduardo Barasal Morales

Analista de Projetos da NIC.br

Engenheiro de computação graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente no NIC.br é responsável pela disseminação de conhecimento de redes pelo país através da gestão dos cursos de IPv6 e Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos. Além disso é um dos escritores do livro “Laboratório IPv6” que é utilizado por algumas universidades em sua ementa básica do curso de redes.


Data: 9 de agosto de 2018

Horário: 9​h00​ às 12​h00

2) Fibras Ópticas

O curso apresentará as características da fibra óptica e os cuidados na emenda e instalação de redes FTTH. O aluno aprenderá a emendar a fibra, usar instrumentos de testes e verificar o desempenho da rede.

INSCREVA-SE

Cesar Mendonça

LANCORE

Diretor de Tecnologia da Lancore. Já preparou profissionais em planejamento, projeto e implantação de redes wireless e sistemas Metro-Ethernet, ATM, Sonet, SDH, PDH, FDDI, PON, WDM, CWDM, DWDM, RFoG. Desde 1991 realizando cursos, palestras e seminários já treinou/certificou mais de 40.000 profissionais na América do Sul em sistemas de redes wireless e redes ópticas. É o idealizador do FTTH Meeting – Conferência Técnica de Operadores FTTH.


Data: 9 de agosto de 2018

Horário: 14​h00​ às 17​h00

3) Roteamento dinâmico para ISPs

Workshop destinado a administradores de redes, provedores de Internet, estudantes e outros profissionais da área de tecnologia da informação. Serão abordados conceitos e técnicas de roteamento estático e dinâmico, fundamentos de configuração de roteadores utilizando os protocolos RIP, OSPF e BGP assim como o framework MPLS, LDP, VPNs de camada 2 - VPLS e VPNs v4 - VRF e túneis TE (Traffic Engineering). O sistema utilizado para as demonstrações e Laboratórios será o Mikrotik RouterOS, sendo, porém, os conceitos aplicáveis a qualquer sistema. Para o melhor aproveitamento do workshop é desejável que os participantes tenham conhecimentos básicos de redes TCP/IP.

INSCREVA-SE

Wardner Maia

Diretor Técnico da MD Brasil - TI & Telecom

Engenheiro Eletricista modalidades Eletrônica e Eletrotécnica, formado pela Fundação Educacional de Barretos, com extensão universitária na UFSC e pós-graduação para mestrado na Escola Politécnica da USP. Trabalha com Telecomunicações aplicada a Tecnologia da Informação desde o início da Internet comercial no Brasil em 1995, quando fundou a MD Brasil TI & Telecom, inicialmente uma empresa provedora de acesso à Internet. Atualmente, além de prover acesso em fibras ópticas e rádio, fornece soluções para outras operadoras e atua promovendo vários treinamentos e consultorias por todo o Brasil e exterior. Atualmente é Presidente do LACNIC - organização com sede Montevideo responsável pela gestão dos recursos de numeração na região da América Latina e Caribe.


//]]>