Palestras confirmadas

Dia 8 de Agosto – Sessão Conjunta

Grade atualizada no dia 06/07

Abertura e Boas Vindas

Políticas públicas de inclusão digital

Américo Tristão Bernardes, Diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações Comunicações

Descrição
A palestra aborda as diversas ações desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em relação à ampliação do acesso à internet em banda larga para pessoas e comunidades que vivem em regiões remotas, desprovidas de serviços de qualidade. São abordados os programas de conexão satelital, o Internet para Todos, as Cidades Digitais, além de outras ações. Busca-se construir uma compreensão que mostra a importância dos provedores locais para a consecução dessas ações.

Intervalo

Painel de debates: Linhas de crédito para provedores

Abrint - Basílio Perez, Presidente
BNDES - Fernão de Souza Vale, Administrador do Dep. de Originação de Operações Sul e São Paulo
FINEP - André de Castro Pereira Nunes, Superintendente da Área de Inovação 1

Descrição
Provedor precisa de recursos para investir na expansão de suas redes. Como conseguir crédito no mercado em condições competitivas? A palestra apresentará os detalhes das linhas de financiamento para a compra de equipamentos de telecomunicações e cabos ópticos da Finep e BNDES. Quem tem direito ao crédito, quais são as condições, as garantias e os projetos já aprovados estão entre os temas a serem discutidos.

Tocando o futuro

Renan Hannouche Torres, Chief Digital Officer da HostDime

Descrição
Nós estamos vivendo em um mundo de mudanças exponenciais e continuamos tendo posturas lineares. Nós iremos entender melhor como tomarmos as atitudes certas para sermos arquitetos do nosso futuro e não vítimas.

Coquetel

Dia 9 de Agosto

Grade atualizada no dia 10/07

Aumentando a segurança do seu provedor e da infraestrutura da Internet

Antonio Marcos Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento da NIC.br

Descrição
Você gostaria de resolver os principais problemas de segurança que afetam seu provedor e toda a Internet, sem gastar muito dinheiro e sem comprar novos equipamentos, softwares ou serviços? Há muitas ameaças que afetam a estabilidade e a segurança na infraestrutura da rede global, como ataques DDoS, sequestro de blocos IP, entre outros. O NIC.br está incentivando os provedores de Internet e outros Sistemas Autônomos a utilizarem algumas boas práticas operacionais simples e de baixo custo, mas que podem realmente solucionar a maioria dos problemas, se implantadas por todos. Por exemplo, as ações propostas na iniciativa MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security), como antispoofing, melhor controle dos anúncios BGP e contatos atualizados de abuse. Assista esta palestra e saiba mais!

Inovações da Resolução nº 680/2017 – hipóteses de dispensa de outorga

Rogério Adriano Fernandes, Especialista em Regulação da ANATEL

Descrição
Tratar das alterações regulatórias trazidas pela Resolução nº 680/17, que alterou os regulamentos dos Serviços de Comunicação Multimídia – SCM e do Serviço Limitado Privado - SLP, beneficiando provedores com até 5000 assinantes e das demais iniciativas da Anatel para fomentar a atuação dos provedores regionais.

Intervalo

Painel de debates: Empreendedorismo, desafios e recomendações para o sucesso de provedores

AR1 Services - André Luís Martins Ribeiro, CEO
Empreender.ISP - Nicola Sanchez, Idealizador

Descrição
Provedor de Internet é um empreendedor. Os números mostram que vender Internet é extremamente rentável. Há muitos casos de profissionais que começaram do zero e hoje contam com operações bem estruturadas, receitas milionárias e planos ambiciosos de investimentos.

Almoço

Netflix Open Connect

Carlos Alberto Florez, Partner Engagement Manager Latam da Netflix

Descrição
A palestra abordará o funcionamento e requerimentos para obter um OCA.

Soluções de “investimento sob demanda”: Novas tecnologias FTTH para gastar menos e ganhar mais

Robson Diego Verbiski dos Santos, Engenheiro de Aplicações FTTx da Furukawa Electric LatAm

Descrição
Novas soluções com o intuito de investir na construção da rede de forma saudável e inteligente são diariamente apresentadas e sempre bem-vindas no mercado de telecomunicações, principalmente no ramo de provedores de internet que hoje, se somados, já se destacam como a 4ª maior operadora de telecomunicações no Brasil.

Além disto, visando também simplicidade e agilidade na instalação, criaram-se as soluções de “Investimento Sob Demanda” com sistemas pré-conectorizados para arquiteturas FTTH e FTTA, onde as principais vantagens são: baixo investimento inicial considerando “produtos + serviço”, complemento da rede sob demanda (invista conforme você cresça), flexibilidade de expansão (de forma rápida), facilidade de instalação, diminuição de custos de operação, sistema pré-conectorizados de fábrica (alta performance óptica), e por fim, economia no tempo de ativação do cliente.

Intervalo

Painel de debates: Compartilhamento de postes

Abrint - Basílio Perez, Presidente
ANEEL - Hugo Lamin, Superintendente Adjunto
ANATEL - Fábio Casotti, Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras
COINFRA - Carlos Augusto Ramos Kirchner, Presidente
CPFL Paulista

Descrição
Um dos pontos mais polêmicos é a ocupação dos postes nos centros urbanos, problema que tende a se agravar com a rápida expansão dos provedores regionais. Quais são as regras? Como fiscalizar? Quais os resultados dos despachos recentes da Comissão de Arbitragem da Anatel e Aneel para mediar os conflitos? O painel vai debater essas questões, esclarecer as dúvidas dos provedores e também mostrar a experiência inédita de Bauru no ordenamento das redes aéreas.

Encerramento
A nova Norma brasileira para data centers

Antonio Abrantes Filho, Consultor da Fundamentos iT’s

Descrição
A implantação de Data Centers de pequeno e médio porte é uma área da engenharia que se desenvolveu de forma muito rápida, com aspectos muito específicos que se destacam dos antigos Centros de Processamento de Dados (CPD) o que envolve conhecimento técnico profundo e multidisciplinar de profissionais de Tecnologia da Informação.

Por esse motivo há uma grande lacuna na literatura técnica sobre o assunto e a nova Norma brasileira de cabeamento para Data Centers chega na hora certa para atender a necessidade de profissionais preparados para enfrentar o desafio desse mercado, cada vez mais interessante e atraente.

Cryptojacking e DDoS – Como seu data center pode ser afetado

Ivan Marzariolli, Country Manager da A10 Networks

Descrição
Com a migração de cibercriminosos de ransomware para outros meios de ataque mais lucrativos, empresas precisam proteger seus data centers do roubo de processamento e energia de ataques como a mineração de criptomoedas e o sequestro de ativos de TI da empresa para ataques DDoS. É de vital importância para as organizações se proteger para evitar perdas monetárias e de reputação e manter-se dentro das regulamentações do GDPR.

Intervalo

Conceitos e técnicas para climatização de data centers

José Sérgio Ribeiro Junior, Executivo Comercial da Vertiv Brazil

Descrição
As principais tendências e boas práticas para ar condicionado em ambientes de missão crítica, bem como inovações do setor para busca constante de eficiência energética

Eficiência energética em data centers e o uso de energia fotovoltaica

Sinara Augusta Borges Campos, Engenheira de Controle e Automação e Luis Valerio Tossi, Consultor da Almeida França Engenharia

Descrição
O mercado de Data Center já consome mais de 2% da energia elétrica Global. Hoje, a maioria dos data centers em operação tem um consumo de energia muito ineficiente, o que pode ser melhorado com ações simples e com retrofit de equipamentos ultrapassados e ineficientes; além do uso racional de técnicas e sistemas de refrigeração mais eficazes. Também vamos mostrar o método de free cooling com uso de sistemas de energia fotovoltaica em uma das obras da Almeida França Engenharia, um case inovador.

Almoço
Inovações tecnológicas e Aplicação de Energias Renováveis em Data Center

Eduardo Mendes, CEO e Sergio Ricardo Lopes Colhado, Gerente de Operações do Grupo MH

Descrição
Nesta palestra serão abordados temas relacionados ao alarmante aumento da demanda energética em data centers, seu impacto na emissão de gases, as tendências de alteração na matriz e alternativas para economia que estão sendo difundidas. O foco será na geração fotovoltaica, otimização de recursos não renováveis e novas realidades como o Edge Computing.

Escolha e utilização de fibras ópticas em data centers

Carlos Cesar Falci de Carvalho, Gerente Técnico da Siemon

Descrição
Apresentação de parâmetros importantes de testes, além dos tradicionais, para fibra óptica de forma a garantir baixa latência e grande volume de dados em data center.

Intervalo

Desafios e tendências de data centers Webco e Telcos

Fabian Erik Fink, Engenheiro da Furukawa Electric LatAm

Descrição
O crescimento da quantidade de dispositivos conectados a internet, a maior necessidade de velocidade de conexão, com aplicações sensíveis a latências tem transformado o mercado de data centers. Essa transformação vem gerando demandas por novos modelos de data centers e novos produtos. Até alguns anos atrás as Operadoras de Telecomunicações (Telcos) tinham o controle do mercado ditando os protocolos e interfaces. O crescimento dos provedores de conteúdo (Webcos) como Google, Amazon, Facebook, Apple está impulsionando uma nova realidade.

Os sete principais erros de projeto em data centers

José Roberto Ballerini Borsoi, Diretor de Engenharia da Innovative Engenharia de Data Center

Descrição
A palestra apresenta sete erros comuns na construção de data Centers que acabam ocasionando atrasos, perdas financeiras e problemas de desempenho.

Encerramento
//]]>