Palestras confirmadas

Palestra especial de abertura

Marcos Pontes, astronauta brasileiro

O primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço volta ao interior de São Paulo para contar sua história de vida, desde a infância pobre na periferia de Bauru até o treinamento de astronauta na Nasa. Emocionante, a palestra reacende em cada participante a “chama do sonho” e a motivação em lutar para realizá-lo, sempre seguindo seus princípios e valores.


Experiência de Bauru no ordenamento de redes aéreas

Carlos Augusto Ramos Kirchner, presidente da Coinfra - Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru

Bauru é uma das pioneiras no sentido de buscar uma solução para o desordenamento das redes aéreas. A partir de abril, está prevista a completa retirada dos cabos soltos, caídos e inservíveis até o final do ano. A palestra apresentará o programa da cidade e de que forma os atores envolvidos (distribuidora de energia, operadoras, provedores e prefeitura) podem se unir para garantir uma convivência pacífica.


Linhas de crédito para provedores

André de Castro Pereira Nunes, Finep

Palestrante a confirmar, BNDES

Provedor precisa de recursos para investir na expansão de suas redes. Como conseguir crédito no mercado em condições competitivas? A palestra apresentará os detalhes das linhas de financiamento para a compra de equipamentos de telecomunicações e cabos ópticos da Finep e BNDES. Quem tem direito ao crédito, quais são as condições, as garantias e os projetos já aprovados estão entre os temas a serem discutidos.


Resolução 680/2017, vantagens e obrigações do pequeno provedor

Renato Sales Aguiar, Anatel

Em junho de 2017, a Anatel aprovou o novo regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e alterou os regulamentos dos Serviços de Telecomunicações do SCM – Serviços de Comunicação Móvel e do SLP – Serviço Limitado Privado, beneficiando provedores com até 5000 assinantes.


Estado atual da implantação do IPv6

Eduardo Barasal Morales, NIC.br

A palestra mostrará a situação atual da adoção do IPv6 no Brasil e como as empresas estão fazendo a migração de suas redes. Como manter a comunicação com o legado de servidores e aplicativos IPv4? Quais são os riscos de adiar a migração e os desafios para os provedores de Internet? As respostas serão detalhadas nesta apresentação.

Inteligência Artificial – Como ela vai impactar o ISP e ajudar a reduzir custos

Viviane Goulart, Cianet

As empresas que souberem aproveitar a inteligência artificial de forma eficiente poderão se destacar entre os concorrentes e fazer diferença no mercado. Para os provedores de Internet, a tecnologia cria novas formas de interação, prestação de serviços e relacionamento com clientes e funcionários.


Redes FTTx Eficientes: Como economizar espaço e dinheiro em um mercado competitivo?

Rodrigo Arenales Arantes, Furukawa

A palestra apresentará as redes PON FTTx, que garantem a capacidade de largura de banda atual e futura, eliminam os riscos de manutenção por descargas atmosféricas, interferências eletromagnéticas ou variações de tensão na rede de alimentação elétrica. A palestra também apresentará o conceito de microcabos e microdutos, resolvendo problemas para a passagem e instalação de cabos ópticos, além das tecnologias modulares e pré-conectorizadas.


Open Connect Program – Possibilidade de parceria com a Netflix

Vinicius Esteves e Carlos Florez, Netflix

A apresentação abordará o Programa Open Connect e as possibilidades de parceria entre os provedores e a Netflix, seja através da instalação de OCAs – Open Connect Appliances ou através de conexões de peering públicas ou privadas. Quais são os requisitos para elegibilidade do OCA, tipos de hardware disponíveis e como é feito o roteamento de tráfego estão entre os temas a serem desenvolvidos.


Painel de debates: Empreendedorismo, desafios os e recomendações para o sucesso dos provedores

Consultores André Ribeiro, da AR1 Services; Nicola Sanchez, da Empreender.ISP; e Nicolas Bueno, da INB

Provedor de Internet é um empreendedor. Os números mostram que vender Internet é extremamente rentável. Há muitos casos de profissionais que começaram do zero e hoje contam com operações bem estruturadas, receitas milionárias e planos ambiciosos de investimentos.