Palestrantes

Palestrantes - 8º Congresso RTI Provedores de Internet 2018

Américo Tristão Bernardes

Diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC; Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Física pela UFRGS e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009. Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do Inmetro.

André de Castro Pereira Nunes

Superintendente da Finep

Economista, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, foi admitido na Financiadora de Estudos e Projetos – Finep em 2002 ocupando os cargos de Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Superintendente de Planejamento e atualmente ocupa o cargo de Superintendente da Área de Inovação 1. Representa a Finep em diversos conselhos no Governo Federal dentre os quais se destacam o Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – FUNTTEL e o Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI).

André Luís Martins Ribeiro

CEO da AR1 Services

Engenheiro de Telecomunicações, com MBA em Gestão de Projetos e está concluindo sua formação em Coaching e Mentoring. Possui 10 anos de atuação no segmento de Provedores de Internet com consultorias de Gestão e Estratégia de negócios. Atualmente é CEO na AR1 Services, empresa especializada em Mentoria e soluções para o segmento de Provedores de Internet.

Antonio ​Marcos ​Moreiras

Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br

Possui formação de Engenheiro Eletricista e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP, com um MBA pela UFRJ. É Gerente de Projetos e Desenvolvimento no NIC.br, responsável pela equipe de projetos do CEPTRO/NIC.br. Sua equipe cuida da ativação e de sistemas no IX.br, que engloba dezenas de PTTs (Internet Exchanges) no Brasil. Também é responsável pelo OpenCDN, pelo IPv6.br, pelo NTP.br, por treinamentos dirigidos a provedores e por outras iniciativas. Como parte de suas atividades no NIC.br, Moreiras é professor da Escola de Governança da Internet no Brasil e também um dos fundadores e membro da diretoria do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC). Já atuou como professor no ensino superior e técnico em diversas instituições e trabalhou também na Agência Estado.

Basílio Rodriguez Perez

Presidente da Abrint

Atualmente é o Presidente da ABRINT; é fundador e atual Diretor de Operações num provedor de acesso fundado em 1995, que iniciou suas atividades com acesso discado a Internet e atualmente atende seus usuários com fibra óptica (FTTH) e também rádios. Possui MBA em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo e tem graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Santa Cecilia.

Carlos Augusto Ramos Kirchner

Presidente da Coinfra (Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru)

Formado em Engenharia pela USP/São Carlos, atuou por muitos anos no gerenciamento de construção e montagem de linhas de transmissão e subestações da CESP – Companhia Energética de São Paulo. Foi Diretor Presidente da Termorio, Termelétrica no Estado do Rio de Janeiro. Atuou na área regulatória de energia da Petrobras. Atuou como credenciado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica na avaliação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Foi Diretor da Divisão de Materiais, de Iluminação Pública – ILUME, da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é consultor em questões regulatórias do setor elétrico e para gestão de iluminação pública, é Presidente da COINFRA – Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru.

Carlos Alberto Florez Mesa

Partner Engagement Manager Latam da Netflix

Engenheiro de Computação; Engenheiro de Rede Regional Internexa; Peering Coordinator Internexa; Peering Forum Member e atualmente é Partner Engagement Manager na Netflix.

Daniel Marques Desiderio

Engenheiro Líder dos Serviços da Distribuição da CPFL Paulista

Formação em Engenharia Elétrica e especialização através do MBA de Gerência de Projetos. Experiência de 22 anos no setor elétrico, tendo atuado como coordenador nas áreas de elaboração de projetos, execução de obras e manutenção da rede de distribuição de energia elétrica. Participação em projetos como Reluz e Luz para Todos.

Edmilson Domingues

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços Edmilson Domingues é formado em Direito pela Universidade Moura Lacerda tendo atuado como conciliador trabalhista na Comissão de Conciliação Prévia Trabalhista e como juiz classista na vara do trabalho da 15ª região, em Campinas. Atualmente é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e região, e coordenador da Força Sindical e membro do Conselho Nacional da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Fábio Casotti

Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel

Engenheiro de Telecomunicações (UNI-BH/2006), pós-graduado em regulação econômica (INATEL/2011) e especialista em planejamento e estratégias de desenvolvimento (ENAP/2018). Com experiência anterior em laboratórios de microeletrônica e radiofrequências, ingressou na Anatel em 2005, onde já exerceu atividades de fiscalização técnica, outorga e licenciamento, monitoramento e gestão do espectro e promoção da competição. Desde 2016 ocupa a Gerência de Monitoramento das Relações entre Prestadoras, unidade responsável pela gestão concorrencial de contratos firmados por prestadores de serviços de telecomunicações. Acumula essas funções com a de representante designado pela Presidência da Anatel a compor a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.

Fernão de Souza Vale

Administrador do Departamento de Originação de Operações Sul e São Paulo do BNDES

Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Trabalha no Departamento de Originação de Operações Sul e São Paulo do BNDES, ministrando palestras institucionais e de divulgação das linhas e produtos do BNDES e realizando atendimentos empresariais sobre eles.

Hugo Lamin

Superintendente Adjunto da ANEEL

Graduado pela Universidade Federal de Itajubá; Mestre e Doutor pela UnB em Engenharia Elétrica. Trabalha na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL desde 2005. É servidor público da carreira de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia e, desde 2012, ocupa o cargo de Superintendente Adjunto da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição - SRD/ANEEL.

Nicola Sanchez

Idealizador da Empreender.ISP

CEO de provedores regionais pelo Brasil, Administrador de Empresas, Engenheiro de Telecomunicações, Idealizador da Escola de Empreendedorismo para provedores – Empreender.ISP. É especialista na composição e gestão de operadoras de telecom há 20 anos. Considerado como um executivo de alto desempenho se faz presente em todas as áreas do negócio, desde a inteligência no desenho de projetos de redes multisserviços com escalabilidade, passando pelas estratégias do marketing corporativo e de varejo até a liderança e gestão de equipes.

Renan Hannouche Torres

Chief Digital Officer da HostDime

Referência em inovação e tecnologia, participa ao longo de sua carreira do processo de transformação digital de grandes grupos empresariais. A perspectiva adquirida trabalhando com empresas globais em múltiplas indústrias e geografias lhe permite analisar os desafios de negócios. Formou-se Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Chief Digital Officer pela HostDime, uma das maiores empresas de Data Center e computação em nuvem do mundo.

Robson Diego Verbiski dos Santos

Engenheiro de Aplicações FTTx da Furukawa Electric LatAm

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela UTFPR. Ingressou na Furukawa Electric LatAm em 2011 exercendo atividades voltadas à projetos físicos de redes cabeamento estruturado, data center e redes FTTx, também atuou como Gerente de Linha de Produtos Passivos para redes FTTx. Atualmente trabalha como Engenheiro de Aplicações FTTx, responsável pelas atividades de pré-vendas aos provedores de serviços de telecomunicações no mercado nacional.

Rogerio Adriano Fernandes

Especialista em Regulação da ANATEL

Coordenador de Processos na Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE); Mestre em Regulação e Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília e Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense.

Palestrantes - 10º Congresso RTI Data Centers 2018

Antonio Abrantes Filho

Consultor da Fundamentos iT’s

Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, Engenheiro Eletrotécnico pela Universidade Mackenzie com licenciatura em Matemática e Física – USP e pós-graduação em Administração RH – AELIS. Atualmente é consultor técnico da Fundamentos Intelligent Solutions, Diretor da SETE Consultoria e Treinamento e coordenador da Comissão de Estudo ABNT CE 03:046.05 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-03).

Carlos Cesar Falci

Gerente Técnico da Siemon

Formado em Engenharia pela Universidade Fumec em Belo Horizonte, atualmente é Gerente Técnico da Siemon para o Brasil e Chile. Membro da ABNT para as normas brasileiras relacionadas a cabeamento estruturado. Membro da equipe técnica para América Latina para desenvolvimento de projetos e atendimento de contas globais. Coordenador de campo para as atividades do GPS (Global Project Services) e coordenador pela Siemon de Data Center Design para Brasil e Chile.

Eduardo Mendes

CEO do Grupo MH

Engenheiro eletricista, formado há mais de 30 anos pela FACENS, é CEO do Grupo MH. Atua na área da construção civil há mais de 25 anos, com experiência em obras de data center. Nos últimos 5 anos realizou obras de grande porte de data center com potencias superior a 40MW para TI, sendo mais de 70MW no total.

Fabian Erik Fink

Engenheiro da Furukawa Electric LatAm

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuou por 6 anos na Engenharia de Transmissão Metro e Backbone da GVT; também atuou por 2 anos como Gerente de Projetos responsável por otimização e redução de custos das regiões sul e centro-oeste na TIM Brasil. Atualmente é Engenheiro de Pré-vendas na Furukawa Electric LatAm; trabalhou como Engenheiro de Pré-vendas dos mercados Equatoriano e Uruguaio e atualmente responsável pelo mercado de data centers.

Ivan Marzariolli

Country Manager da A10 Networks

Possui mais de 20 anos de experiência em segurança da informação. Está na A10 Networks desde o começo das operações da empresa no país em 2009, quando ocupou o cargo de Engenheiro de Vendas Sênior por quatro anos e Gerente de Vendas Sênior por mais quatro até assumir o cargo de Country Manager. Atuou em empresas como Citrix, Network 1, M13, Mintter Banking, Consoft e Base Tecnologia e Sistemas.

José Roberto Ballerini Borsoi

Diretor de Engenharia da Innovative Engenharia de Data Center

EngenheiroCivil com 30 anos de atuação nas áreas de infraestrutura para tecnologia, com especialização nas áreas de energia e ar condicionado. Trabalhou em grandes multinacionais na área de infraestrutura e missão crítica. Participou do projeto, construção e comissionamento de mais 30 data centers de grande porte, além de mais de 120 outros data centers. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Engenharia na Innovative Engenharia de Data Center.

José Sérgio Ribeiro Junior

Executivo Comercial da Vertiv Brazil

Engenheiro pela Universidade Federal de Ouro Preto com especialização em Engenharia do Ar Condicionado. Experiência em multinacionais com projetos de climatização de grande porte e sistemas de água gelada. Atualmente Executivo Comercial na Vertiv, atuando em projetos de ar condicionado para ambientes de missão crítica.

Sergio Ricardo Lopes Colhado

Gerente de Operações do Grupo MH

Engenheiro eletricista, formado em 1997 pela Universidade Mackenzie, atualmente é Gerente de Operações do Grupo MH. Trabalhando na área da construção civil há mais de 20 anos, com experiência em obras de data center. Nos últimos 5 anos realizou obras de grande porte de data center, com potencias superior a 40MW para TI, sendo mais de 70MW no total.

Luis Valério Tossi

Consultor da Almeida França Engenharia

Atuando no mercado de Data Centers e de missão critica desde 1988; carreira iniciada na Siemens onde atuou em engenharia de campo; sócio fundador da Masterfix Ltda que foi adquirida pelo Grupo Choride em 2001, tornando-se Chloride do Brasil atuando como Diretor Presidente do Grupo de 2003 a 2011; Diretor Comercial da HDS Sistemas de Energia; Consultor da Almeida França Engenharia na área de data centers e missão crítica desde 2016.

Sinara Augusta Borges Campos

Engenheira de Controle e Automação da Almeida França Engenharia

Engenheira de controle e automação graduada pela Universidade de Brasília. É especialista em sistemas de automação predial, sistemas mecatrônicos e data centers. Pela Almeida França Engenharia, atuou nas obras de construção e manutenção do SEBRAE BH, foi responsável técnica pela Manutenção de Sistemas Inteligentes da Presidência da República, além da substituição de Nobreaks do STJ, automação da CAG do MTDFT Sede e Ministério da Fazenda. Especialista em sistemas de ar condicionado de precisão e VRF, certificada pelos fabricantes de equipamentos. Atualmente é responsável pelos processos de inovação tecnológica e implantação de sistemas de energia renovável da Almeida França Engenharia.