Palestrantes


Américo Tristão Bernardes

Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006. Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009. Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do Inmetro.

André de Castro Pereira Nunes

Superintendente da Finep

Economista, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, foi admitido na Financiadora de Estudos e Projetos – Finep em 2002 ocupando os cargos de Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Superintendente de Planejamento e atualmente ocupa o cargo de Superintendente da Área de Inovação 1. Representa a Finep em diversos conselhos no Governo Federal dentre os quais se destacam o Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – FUNTTEL e o Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI).

André Luís Martins Ribeiro

CEO da AR1 Services

Engenheiro de Telecomunicações, MBA em Gestão de Projetos e está concluindo sua formação em Coaching e Mentoring. Com dez anos de atuação no segmento de Provedores de Internet com consultorias de Gestão e Estratégia de negócios. Atualmente é CEO na AR1.Services, empresa especializada em Mentoria e soluções para o segmento de Provedores de Internet.

Cristiane Sanches de Souza Corrêa

Diretora Jurídica da Abrint

Possui graduação em Direito pela USP - Universidade de São Paulo, especialização em Direito Empresarial pela USP e mestrado em Relações Internacionais pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Cursou CyberLaw no Berkman Klein Center da Universidade de Harvard. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente com direito tributário, política regulatória e direito digital. Membro dos grupos de trabalho Gtop e Gtnoc da Abr-telecom. Ocupa o cargo de Diretora Jurídica da Netserv e concentra as funções de gestão de sistemas. Atual diretora jurídica da Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, desempenhando trabalhos em advocacy e regulação do setor.

Eduardo Barasal Morales

Analista de Projetos da NIC.br

Engenheiro de computação graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente no NIC.br é responsável pela disseminação de conhecimento de redes pelo país através da gestão dos cursos de IPv6 e Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos. Além disso é um dos escritores do livro “Laboratório IPv6” que é utilizado por algumas universidades em sua ementa básica do curso de redes.

Gilberto Studart Gurgel Neto

Gerente Regional Ceará, Rio Grande do Norte e Piaui da Anatel

Possui experiência de mais de 30 anos em telecomunicações, com 11 anos na antiga Teleceará, 11 na Telebrás e 11 na Anatel, onde é atualmente o Gerente Regional nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piaui. Atuou anteriormente nas áreas de fiscalização, outorga e consumidores. Possui título de Mestre em Computação Aplicada (Universidade Estadual do Ceará), Especialista em Segurança da Informação (Presidência da República e UnB), Especialista em Telemática (IFCE Ceará), e é Relator na Comissão Brasileira de Comunicações 4, junto à União Internacional de Telecomunicações - UIT, das questões "Comunicações de Emergência e TICs e Mudanças Climáticas". Possui experiência internacional, com atuação em fóruns e conferências mundiais de telecomunicações, representando o Brasil.

Marco Antonio Scocco

Gerente Técnico e Engenharia de Aplicação da Sterlite Conduspar

Iniciou sua carreira participando do desenvolvimento das primeiras fibras ópticas no Brasil no inicio da década de 80. Desde então trabalhou para empresas multinacionais no Brasil, Inglaterra e Itália, com ênfase às telecomunicações e redes ópticas. Foi cofundador de um provedor de internet na cidade de Amparo, implantando rádio, ADSL e FFTx/FTTH. É o fundador da Photton, um Centro de Competências Tecnológicas que provê serviços de informações, consultoria e treinamentos em redes ópticas. É físico graduado pelo Instituto de Física da USP, Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e Intensivo em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Gerente Técnico e de Engenharia de Aplicação da Sterlite Conduspar.

Nicolas Pinheiro Bueno

Consultor da INB

Possui especialização em Strategic Brand Marketing pela Universidade de Harvard. É fundador e consultor empresarial no Instituto Nicolas Bueno atuando em 12 estados brasileiros. Dedica sua carreira a melhorar a gestão e o marketing em provedores de internet.

Nicola Sanchez

Idealizador da Empreender.ISP

CEO de provedores regionais pelo Brasil, Administrador de Empresas, Engenheiro de Telecomunicações, Idealizador da Escola de Empreendedorismo para provedores – Empreender.ISP. É especialista na composição e gestão de operadoras de telecom há 20 anos. Considerado como um executivo de alto desempenho se faz presente em todas as áreas do negócio, desde a inteligência no desenho de projetos de redes multisserviços com escalabilidade, passando pelas estratégias do marketing corporativo e de varejo até a liderança e gestão de equipes.

Renato Sales Bizerra Aguiar

Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações Substituto da Anatel

Engenheiro de Redes de Comunicação formado pela Universidade de Brasília, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Atua há mais de 10 anos na Anatel como Especialista em Regulação e ocupa o cargo de Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações Substituto.

Renan Hannouche Torres

Chief Digital Officer da HostDime

Referência em inovação e tecnologia, participa ao longo de sua carreira do processo de transformação digital de grandes grupos empresariais. A perspectiva adquirida trabalhando com empresas globais em múltiplas indústrias e geografias lhe permite analisar os desafios de negócios. Formou-se Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Chief Digital Officer pela HostDime, uma das maiores empresas de Data Center e computação em nuvem do mundo.