Facebook apresenta iniciativas de conectividade para provedores

3a3696df-5c88-4f65-88c3-86b99d143864

O Facebook está divulgando no Brasil o Magma, um EPC – Evolved Packet Core baseado em plataforma de código aberto e de baixo custo que permite aos provedores regionais implantarem redes 4G de maneira rápida e fácil.

Com o Magma, o operador pode estender sua cobertura móvel para áreas rurais, habilitar uma rede LTE privada, ainda atender clientes com banda larga fixa sem fio e também possibilitar novos entrantes no mercado. A solução permite novos tipos de configurações de rede e integração contínua de componentes de software (APIs), além de autenticação e integração com um core EPC tradicional existente. Integra-se com equipamentos de acesso 4G LTE e também suporta outras tecnologias como WiFi.

O Magma pode ser implantado diretamente, quando o próprio provedor possui conhecimentos de software e rede suficientes para configurar um novo ambiente Magma em sua própria infraestrutura; ou indiretamente, quando um integrador que possui conhecimentos da plataforma realiza a implementação, fornecendo os serviços necessários ao provedor.

A primeira parceria foi assinada com a iConecta, provedor de Internet com sede em Ouro Fino, MG. O piloto permitirá validar e criar um manual de referência que será contribuído e compartilhado posteriormente com a comunidade de provedores.

O controlador centralizado do Magma pode rodar na nuvem em um ambiente de nuvem pública ou privada e começar com apenas um site. A implantação do LTE é tão simples quanto a implantação de um ponto de acesso WiFi. A plataforma trabalha com estações base LTE existentes e pode se unir a núcleos móveis tradicionais para estender serviços a novas áreas.

Além do Magma, um outro projeto de conectividade do Facebook é o Express Wi-Fi para criação de hotspots Wi-Fi comunitários via satélite, que podem ser oferecidos pelos provedores de Internet para levar acesso a áreas com pouca ou nenhuma infraestrutura.

Os dois projetos e as oportunidades de negócios para os provedores serão apresentados em detalhes pelo Facebook no 11º Congresso RTI Provedores de Internet, que acontece nos dias 15 e 16 de abril em Fortaleza.

3a3696df-5c88-4f65-88c3-86b99d143864