Palestrantes/Mediadores

Antonio Gallo

Empresário e Empreendedor dos setores de Tecnologia, Telecom e Publicidade, Natural de Porto Alegre - RS, tem experiência de mercado de mais de 25 anos atuando em empresas Prestadoras de Serviços, Diretor de Marketing e de Novos Negócios das empresas Olé Telecom e Olé TV, na Olé TV vem desenvolvendo desde Janeiro de 2016 a primeira plataforma multi serviços de iptv e ott com software 100% nacional aprovado pelas programadoras de conteúdo, cursou Processamento de Dados na Ulbra/RS, Ciências da Computação na Univali/SC, participa constantemente dos principais eventos e palestras de TV e Tecnologia da Informação.

Armando Eduardo Barbieri

Atualmente é Gerente de Marketing de Produto da Trópico Sistemas e Telecomunicações, atuando também como arquiteto de soluções e no desenvolvimento de novos negócios. Possui 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, tendo trabalhado como pesquisador do CPqD e na indústria, atuando em projetos de desenvolvimento, vendas e desenvolvimento de negócios. É formado em Engenharia Eletrônica na Unicamp e MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Artur Coimbra de Oliveira

Diretor do Departamento de Banda Larga do MCTIC desde 2011. Bacharel e mestre em Direito pela Universidade de Brasília. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Membro do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações da Universidade de Brasília. Foi Especialista em Regulação na Anatel e, atualmente, é Procurador Federal. Foi assessor na Procuradoria da Anatel (2008) e na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2009). Em 2010, participou do grupo formulador do Programa Nacional de Banda Larga.

Bruno Calabresi

CTO da empresa youcast!, integradora de solução de vídeos de dados sendo umas das empresas mais respeitadas e atuante no mercado nacional de TV por assinatura e provedores de dados. Ativo no mercado de Tecnologia à mais de 15 anos com Especialização em Tecnologia, Soluçoes e Serviços para o Mercado de Telecomunicações e graduação em Comunicação Social. Atualmente responsável por mais de 30 projetos de IPTV no mercado brasileiro e sul-americano.

Carlos Eduardo Chicaroni

Gerente de Soluções de TIC da unidade de negócios IoT & IoC Solutions na green4T, formado em gestão de tecnologia da informação pela FIAP – São Paulo, MBA em gestão e arquitetura de infraestrutura pela FIAP – São Paulo . Com 27 anos de experiência em TIC (tecnologia da informação e comunicação) para ambientes de missão crítica.

Carlos Guerra Godoy

MBA em Gestão de Negócios, Engenharia Elétrica/Eletrônica e Técnico em Eletrônica. Consultoria de Regulação de Telecomunicações – SCM, STFC, SeAC e SLP pela CG Consultores desde 2002; membro do Conselho Diretor da Abrint desde 2016; 10 anos em ensino técnico de telecomunicações, 15 anos em planejamento de manutenção e implantação de redes de computadores; 5 anos em operação e manutenção de sistemas de telecomunicação – rádio, telefonia, rádio chamada e TV.

Celio Augusto Simões

Coordenador de Infraestrutura de TI da Usinas São Martinho

Pós-Graduado pela FGV, atua na área há quase 30 anos, em Infraestrutura, Gestão de TI, Treinamentos e Consultoria. Há 10 anos na São Martinho, participa de inúmeros projetos em tecnologia com destaque em Rede 4G, IoT, SAP, Datacenters, Monitoramento e Segurança da Informação. Já atuou em empresas como General Motors, Companhia Müller de Bebidas, Faber-Castell, Grupo Colorado, Ibéria Embalagens, SPD Telecom, Heurys Tecnologia, entre outras.

Claudio Manoel Lessa de Castro Friedrich

Profissional na indústria de Pay-TV, Telecom e Broadcast há 21 anos com experiência em Sistemas e Desenvolvimento de Negócios. Expertise em soluções de multimídia avançadas e soluções convergentes no OTT/IPTV/CDN de empresas multinacionais focadas no mercado da América Latina. Trajetória de carreira construída trabalhando para empresas como SKY Brasil, Conax, Viaccess-Orca, Panaccess, AlphaNetworks, Teleste, Digital Designers TV, iWedia, Peer5 e TV2U International. Atualmente, Diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da INFOMIR, Cofundador e Vice-Presidente da Associação Brasileira de OTT – Abott’s!, na representatividade da política setorial do AudioVisual. Graduado em Análise de Sistema pela Universidade Estácio de Sá, Graduado em Sistema de Informação Gerencial pela Universidade Paulista, MBA Executivo em Gestão de Negócio pelo IBMEC e Pós-Graduação em Cloud Computing pelo SENAC.

Debora Rodrigues

3 anos em marketing de Produto para Soluções em Agricultura de Precisão da John Deere, focada em gestão de frota e conectividade rural. 15 anos de atuação em administração de vendas e marketing voltados ao setor sucroenergético. Graduada em Administração de Empresas com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Droander Martins

CEO da IPv7 e Vispe Capital

CEO da IPv7 Soluções Inteligentes e Vispe Capital, possui expertise de mais de 17 anos no mercado de tecnologia, tendo atuado em fabricantes nacionais e multinacionais na área de TI e Telecom. É investidor anjo, mentor, palestrante, conselheiro estratégico e escritor. Formado em Gestão Financeira e Rede de Computadores, pós-graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing além de possuir diversas certificações internacionais na área de tecnologia e negócios. Está lançando o livro “Intangível”, voltado para o mercado de tecnologia.

Erika Ferrara

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia. Desenvolveu sua carreira com foco especial nas áreas de marketing, vendas, desenvolvimento de negócios e canais de distribuição, tendo trabalhado em empresas americanas, europeias e brasileiras.
Desde 2011, é Diretora de Negócios da LCS.

Evandro Eduardo Seron Ruiz

Bacharel em Ciências de Computação pelo ICMSC (atual ICMC), Universidade de São Paulo - USP (1985), mestre pela Faculdade de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989), Ph.D. em Electronic Engineering pela University of Kent at Canterbury, Grã-Bretanha (1996), Professor Livre-Docente pela USP (2006) e Pós-Doc pela Columbia University, NYC (2007-8). Professor Associado do Departamento de Computação e Matemática, FFCLRP, onde é docente em dedicação exclusiva desde 1989. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática em Saúde, atuando principalmente nas áreas de mineração de textos e aplicações de processamento de linguagem natural.

Itamar Scherrer

PMO – Tecnologia em Data Center

Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação na Tecnocomp. Mais de 15 anos de experiência como G.P e executivo nas áreas de Infraestrutura, Sistemas e Data Center Move, com atuação nos segmentos de Tecnologia, Educação, E-commerce e Sistemas de Pagamentos. É graduado em Sistemas de Informação, com MBA em Gestão de Projetos pela FIAP.

Ivan Mendes Cardoso Filho

Head of IoT da Algar Telecom

Começou na empresa há 15 anos como engenheiro de telecomunicações, passou a especialista em interconexão e depois especialista em novos negócios, gestão de parcerias e pessoas e negócios no atacado (B2B). Engenheiro de Telecomunicações pela Faculdade Pitágoras, com MBAs em Economia e Gestão Empresarial e Gestão da Tecnologia da Informação pela mesma instituição. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Una. Também é encarregado de desenvolvimento de novos negócios e soluções digitais, especialmente Internet das Coisas, com foco em agronegócios, telecomunicações, indústria 4.0, energia e cidades inteligentes na Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais.

Jean Carlos Fernandes

Advogado especialista em Direito Digital; Presidente da Comissão de Direito Digital – 104ª Subseção de Itaquera – OAB/SP; Membro Efetivo da Comissão de Direito Digital - OAB/SP; MBA em Direito Eletrônico - Escola Paulista de Direito; Pós graduação em Direito e Tecnologia da Informação - Escola Politécnica – USP; Pós graduação em Direito Penal com habilitação para docência no ensino superior - Escola Superior de Advocacia –SP; Cofundador do DigitalMente Soluções, com vivência nas áreas de tecnologia e segurança da informação.

João Walter Bio Razori da Silva

Gerente de Produtos e Soluções da Ascenty.

Possui mais de 12 anos de atuação no mercado de Data Centers e Telecomunicações, com experiência no gerenciamento de operações críticas e níveis de serviços em grandes players do mercado.
O executivo ingressou na Ascenty em 2013, reforçando a equipe de Arquitetura de Soluções e, atualmente, é responsável pelos times de Produtos e Arquitetura de Soluções da companhia.

Jorge Salomão Pereira

Jorge Salomão Pereira é engenheiro eletrônico, mestre em engenharia e doutor em engenharia (BSEE, MSEE, PhD) pela UNICAMP. De 1981 a 2001 trabalhou no CPqD como pesquisador e como responsável pela Divisão de Sistemas Ópticos entre 1996 e 2001.
É fundador da Padtec S.A. empresa fabricante de sistemas de transmissão óptica com tecnologia DWDM, onde trabalhou como CCO e CEO de 2001 a 2015.
De 2008 a 2015 presidiu o Conselho de Administração da Civcom, empresa israelense voltada para a fabricação de módulos de conversão eletro-óptica.
Presidiu, de 2013 a 2015 a WxBR, empresa fabricante de equipamentos wireless.
Foi membro do Conselho de Administração do CTI e é um dos diretores da ABINEE.
Atualmente dedica-se ao empreendedorismo em empresas de tecnologia. Fundou e preside a Avassah uma empresa dedicada à consultoria em sistemas avançados de comunicações e a participação em empresas nascentes, sendo acionista de mais de cinco empresas de tecnologia.
Participou ativamente do projeto MONET, cabo óptico submarino que liga o Brasil aos Estados Unidos, definido requisitos e tecnologias e desenvolvendo a comercialização de espectro óptico, participou ativamente da estratégia, projeto e implantação das redes da Silica Networks no Brasil.
Jorge Salomão, através de sua carreira de empreendedorismo desenvolveu uma extensa rede de contatos junto fundos de investimento. Publicou mais de 40 artigos e é detentor de duas patentes internacionais.

José Roberto da Silva

Diretor da Top Tier Infrastructure

DCEP (Data Center Energy Practitioner) e HVAC Specialist Certificado pelo Centro de Especialização em Eficiência Energética em Data Center do LNBL (Laboratórios Berkley da Universidade da Califórnia) e DOE (Departamento de Energia dos EUA). CEA, CEM, CEE, CET (Auditor, Gestor, Engenheiro e Especialista em Operação e Manutenção de Ambientes Críticos) Certificado pelo ICOR Internacional, é Instrutor nessa instituição para formação e certificação de profissionais de Data Centers. Pós-Graduado em Administração de Empresas e Marketing pela ESPM e em Análise de Sistemas pelo Mackenzie. Graduado em Elétrica pela Universidade Mackenzie e em Telecomunicações pela Federal de SP. Atualmente é Diretor na Top Tier Infraestructure, empresa de soluções e serviços para missão crítica e Data Centers. Atua no mercado de TI e Tecnologia por cerca de 30 anos em projetos, auditoria, implantação de sites no Brasil, América Latina e EUA como especialista e executivo em empresas como IBM, AT&T, NCR, Panduit, BICSI e ICOR. Hoje atende projetos de consultoria, assessoria, avaliação e treinamento de profissionais nos principais Data Centers do Brasil e América Latina, como da IBM no Brasil, Banco Itaú Unibanco - CTMM, Banco Santander – CTC, Porto Seguro e UOL, Senac SP entre outros. Palestrante em vários eventos nacionais e internacionais do setor, participou do grupo mundial de “Zero Outage”, coordenado pelo time Global de Data Centers da IBM e conta com os principais prestadores de serviços e operadores globais de mais de 200 Data Center e facilities de Missão Crítica.

Kátia Pedroso

Advogada formada pela UERJ com pós-graduação em Direito da Concorrência e do Consumidor, teve carreira executiva na Telefônica Brasil e Vivo por mais de 14 anos, atuando como Diretora de Regulamentação por mais de 5 anos. Neste período, foi responsável pela implantação de novos serviços de telecomunicações e início de novas operações fixas – SCM, STFC e SeAC – e móveis – SMP 3G e 4G –, além da implantação de regulamentos, como o RGC – Res. 632-Anatel – e acompanhamento de obrigações (“compliance”) e prestação de contas perante as Agências Reguladoras. Foi responsável pela condução dos processos da Anatel de licitação de radiofrequências desde 2007, tendo a Vivo vencido todos os que participou, e pela implantação e certificação das obrigações decorrentes. Responsável na Vivo pelas aprovações na Anatel de fusões e aquisições empresariais, além dos Processos Administrativos. Concursada, trabalhou ainda na Anatel, além de ter atuado cedida ao CADE, e ter sido advogada da Embratel.

Lilian Primo Albuquerque

Começou sua carreira na IBM há mais de 15 anos como estagiária. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento de novos negócios com Ecossistema de Hybrid Cloud Integration de Canais no Brasil, gerenciando parcerias-chave para alavancar negócios em áreas de grande transformação digital. Lilian esta envolvida com startups e tecnologias emergentes que propõem modelos de negócios tradicionais dentro dos ecossistemas de inovação, atuando em hackatons, workshops sobre inteligência artificial com Watson e IBM Cloud. É mentora na Genova Empreendedorismo, é avaliadora de startups em eventos como QQSU, Acelera Fiesp e Genova. Seu objetivo é conectar pessoas e fazer negócios com empresas que olham para o futuro. Ela possui um canal no Youtube, com foco em empreendedorismo, tecnologia e mulheres com o objetivo de gerar oportunidade de negócios e crescimento da sociedade, e também é Diretora Executiva de Tecnologia da ANEFAC (Associação dos Executivos de finanças e contabilidade) e Sócia Estatutária do Instituto Êxito Educacional.

Marcelo Biancamano

Sócio responsável pela Área de Fusões e Aquisições e Estruturação de Negócios. O escritório Biancamano Advogados atua de forma exclusiva para empresas no segmento de Tecnologia e Telecom.

Marco Antonio da Conceição Guerra Antunes

Experiência de mais de 16 anos, em projeto, implementação e manutenção de Data Centers na américa latina, especialista na integração de hardware e software para aumentar a eficiência energética e reduzir custos de manutenção para data center, trabalhou por oito anos na APC by Schneider e 5 anos na ACECO TI, atualmente é gerente de soluções para Data Center Facilities na Huawei.

Nicolas Pinheiro Bueno

Diretor da INB – Instituto Nicolas Bueno

Estudou no curso de especialização em Strategic Brand Marketing pela Universidade de Harvard. Possui 8 anos de experiência melhorando a gestão, o marketing e as vendas de provedores de internet. Já prestou consultoria em provedores de pequeno, médio e grande portes, com bases que variam de 1.000 assinantes até 60.000 assinantes e já capacitou mais de 380 provedores através de seus cursos online.

Rafael Tenório Lima

Contador pela Universidade de Marília e MBA em Finanças e Investment Banking pela FIA-USP-SP, Rafael esteve na KPMG Auditores Independentes (Big Four) onde atuou na auditoria externa de empresas do setor de agro-business; construção civil; saneamento básico; e telecomunicações. A partir de 2011 esteve no grupo Galvão (CAB Ambiental e Galvão Engenharia) onde colaborou na estruturação da Controladoria e da Contabilidade Institucional, desenvolvendo o modelo de gestão dos acionistas do grupo, atuou no processo de IPO e no atendimento as instruções da CVM, e em todos os processos de captação de recursos atingindo mais de 2 Bilhões de reais. Esteve na MOB Telecomunicações entre 2014 e 2017 como Diretor Financeiro formalizando operações de Project Finance no BNDES e BNB, e estruturando as áreas administrativas e financeiras, além do planejamento tributário. Atualmente é sócio diretor da RTL Consulting, assessoria contábil e financeira para provedores (ISP), destacamos no exercício de 2019 a assessoria no processo de Compra e Venda da SMART Telecom (Recife-PE) para a Algar S.A.

Ricardo Andrian Capozzi

Professor Pesquisador da UniDrummond

Graduado em Tecnologia da Informação - Ciência da Computação pela Faculdade de Informática e Administração de São Paulo (1995); Atuou 25 anos como consultor para Banco Citibank S.A. nas áreas de processos de segurança e sistemas de Plataformas Eletrônicas e Internet Banking; Professor e pesquisador da Faculdade Carlos Drummond de Andrade para as cadeiras de Segurança da Informação, Auditoria e Compliance; Palestrante, Consultor Assistente Judicial Ad-hoc e Perito do Juízo Nomeado para o TRT e TJ de São Paulo; Com experiência na área de Sistemas da Informação, com ênfase em Segurança da Informação, atuando em: redes, vulnerabilidade, análise de malware, fraudes informatizadas, crimes eletrônicos, degravação de áudio, análise de imagens, Ethical Hacker, Pen Test, protocolos e treinamentos nas disciplinas de TI.

Rodrigo Leite

Sócio da ADVISIA OC&C Strategy Consultants

Sócio da ADVISIA OC&C Strategy Consultants, e dirigiu uma série de temas de consultoria estratégica no Brasil e na América Latina, incluindo estratégia corporativa e de negócios. Ele desenvolveu seu trabalho em diversas indústrias, especialmente em telecomunicações, energia, serviços B2B, saúde e indústrias de base. Liderou iniciativas de redução de custos, melhorias operacionais, estratégias de crescimento e entrada, além de estudos de mercado com propostas diversas. Rodrigo é um dos fundadores da ADVISIA Investimentos e managing partner da operação, responsável pelos escritórios de Belo Horizonte e São Paulo. Rodrigo possui ainda ampla experiência em avaliação de empresas e na condução de transações societárias. Anteriormente, Rodrigo Leite ocupou por 5 anos cargo de Diretor de Negócios na Eccelera, braço de investimentos do Grupo Cisneros, e trabalhou por 6 anos na Booz Allen & Hamilton nos escritórios de São Paulo e Santiago, alinhado às práticas de telecomunicações e M&A. Formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com honras, Rodrigo obteve seu MBA no Massachusetts Institute of Technology (Sloan MIT), onde foi laureado com o Patrick J. McGovern Jr. Award for Entrepreneurial Achievement.

Wilson Laia

Representante do IDCA – International Data Center Authority para as Iniciativas de Internacionalização Brasil-Portugal, expandindo suas atividades para o Brasil, Portugal e Países de Língua Portuguesa e LATAM, trazendo para todos esses países a excelência que já é uma realidade na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Especializado em Data Centers seguindo os padrões do IDCA, MBA em TI Aplicada à Gestão Estratégica de Negócios pela FGV & Business Program no Babson College em Boston, Massachusetts, USA. Grande experiência em startups, mais de 37 anos de experiência em TI, tendo trabalhado para grandes empresas multinacionais e nacionais, tais como IBM, Software AG, HITSS, Emerson, CNH, UNIBANCO, BRADESCO e outras.

Zilmar de Souza Junior

Analista de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações pelo IFSC; Especialista em Projeto, Operação e Serviços em Datacenters pela Unisul; Analista de Sistemas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e integra a equipe da Seção de Infraestrutura de Datacenter e Servidores; Voluntário na comunidade brasileira da Mozilla; Possui interesse em software livre, redes, segurança e novas tecnologias que auxiliem no desenvolvimento sustentável da sociedade.